sábado, 31 de março de 2012

Moto Club de Campos nos 177 anos de Campos

Em Carta de Lei assinada em 28 de Março de 1835 pelo presidente da província do Rio de Janeiro Joaquim José Rodrigues Torres foi elevada a condição de cidade as seguintes vilas: Vila Real da Praia Grande, com o nome de cidade de Nictheroy; Vila de Sam Salvador dos Campos, com o nome de “Cidade de Campos dos Goytacazes”; e Vila da Ilha Grande, com o nome de Cidade de Angra dos Reis.
Na cidade de Campos dos Goytacazes a notícia foi festejada na época com três dias de festas, cavalhada, baile de mascarados e procissão religiosa. Nesta semana, 177 anos depois, esta importante data ainda é comemorada, desta vez com inaugurações municipais e desfile cívico, ao qual o MOTO CLUB DE CAMPOS participou. 


O presidente do Moto Club, Luiz “Izinho” dos Santos, participou da reunião de organização do evento realizada pela Prefeitura de Campos, já a partir do dia 19 de Março, junto com os representantes de secretarias, órgãos do governo e entidades civis.
Em declaração ao site de notícias da Prefeitura Izinho justificou: “Nós resolvemos participar do desfile deste ano, por ser um desfile cívico e nosso clube não poderia deixar de dar a contribuição, quando completa 80 anos. Nós sempre participamos de eventos como a Prova Ciclística de São Salvador e o Desfile de Sete de Setembro e vamos nos integrar a mais um evento importante da cidade de Campos”.


A participação da associação motociclística, foi para prefeitura uma das novidades deste ano do desfile cívico de aniversário da cidade, pois devido a data ser apenas ponto facultativo municipal participaria, a princípio, apenas entidades ligadas a administração, fundações e militares.
O desfile, que teve horário alterado algumas vezes, foi realizado na noite do dia 28 de março e marcou a inauguração oficial do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
O Cepop foi construído com a estrutura necessária para a realização de grandes manifestações artísticas e eventos culturais, como carnaval, shows e desfiles cívicos. Era uma necessidade da cidade que tinha carência de locais públicos que absorvessem eventos de grande magnitude e propiciassem conforto e segurança para os expectadores.


A localização é privilegiada (Avenida Alberto Lamego ao lado da rodovia de acesso a São João da Barra), próximo ao centro da cidade, com fácil acesso, estacionamento para 520 veículos e transporte público constante. Tem capacidade para receber um público de 40 mil pessoas, arquibancadas com capacidade para 15 mil pessoas sentadas, camarins, banheiros, subestação de energia, estação de tratamento de esgoto, castelo d’água e um super palco com 30 metros de diâmetro e 13 de altura, considerado o maior palco fixo público da América Latina. A obra é de dimensão impressionante e não deixou de lado detalhes importantes para o público esperado como: construção dentro das normas de acessibilidade, centro médico, segurança interna com câmeras de monitoramento, sinal de internet Wi-Fi, além de toda a estrutura de tecnologia, como catracas.
Mas infelizmente o tempo não ajudou e na noite de quarta-feira, durante o horário dos desfiles, o céu veio abaixo com muita chuva e relâmpagos. O que seria motivo para muitos não saírem de casa foi simplesmente ignorado pelos membros do MOTO CLUB DE CAMPOS que foram cumprir o acordado com os organizadores do evento. Além dos associados, familiares também foram apoiar a missão assumida e o reconhecimento foi revelado no desfile pelas autoridades e convidados que estavam nos camarotes e nas arquibancadas do Cepop.


A garra e o senso de responsabilidade dos associados foram fortemente reconhecidos dentro e fora da associação e demonstra mais uma vez que nossos 80 anos foram construídos com empatia para colaborar pelo bem da coletividade. A todos os participantes nosso MUITO OBRIGADO!!!

Fontes: Livro “Na Taba dos Goytacazes” de Hervê Salgado Rodrigues, Imprensa Oficial
               Site: Portal da Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Fotos: Ricardo Cabral Lima
Portal da Prefeitura de Campos dos Goytacazes - http://www.campos.rj.gov.br
Jonatas Manhães
Leonardo Berenger

Nenhum comentário:

Postar um comentário