segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Expedição Extremo Sul é concluída

       Ainda em Janeiro deste ano postamos aqui em nosso blog de notícias o início da Expedição Extremo Sul. A viagem-aventura de nosso companheiro do MOTO CLUB DE CAMPOS, Paulo Victor, que iniciou no dia 15 de Dezembro de 2011 foi finalizada no último dia 23 com sua chegada a Campos dos Goytacazes.
       Uma conclusão com a emoção do re-encontro dos familiares e amigos que acompanhavam diariamente, no blog desta expedição, o desenrolar dos fatos emocionantes e o vislumbrar das belezas naturais de nosso continente Latino Americano. Paulo caprichou na sua postagem ao retratar a emoção do que sentia e na riqueza fotográfica das maravilhas expostas pela mãe natureza.


       Na apresentação do site da viagem já se predizia que o Ushuaia não seria o singular objetivo da expedição e sim o ponto extremo de um percurso de muitos objetivos: Paso Agua Negra, Carretera Austral, Geleira Perito Moreno, Vulcões Villarica, Lanin e Osorno, Cerro Fitz Roy, Punta Tombo, Estreito de Magalhães e muito mais.
       O início, no entanto profetizava que não seria fácil concluir os objetivos. A chuva que arrasou o estado de Minas Gerais foi sentida nos primeiros dias por nosso companheiro. Porém a tipicidade do verão foi marcante a partir dos dias seguintes quando o calor mostrou sua força através da seca que castigava nossos hermanos no mesmo período.
       O começo do rompimento da primeira fronteira foi através do Paraguai.  
       Ao entrar na Argentina teve o primeiro encontro fraternal com solidários motociclistas que o convidaram para seguir com eles a um encontro de motociclistas em Clorinda.
       Paulo nos confidenciou seu maior interesse pelas belezas naturais durante suas viagens e por isso sua primeira parada para este objetivo foi na laguna próximo a Las Flores (Argentina), de onde poderia visualizar o seu primeiro grande desafio: atravessar a Cordilheira dos Andes, com seus quase 5.000 metros de altitude.


       De forma solitária cruzou a imponente muralha natural entre Argentina e o Chile pelo rípio do Paso Agua Negra. Este caminho é bloqueado pela neve o ano inteiro e somente no verão, quando o gelo começa a derreter, é possível fazer sua passagem. A altitude (grande limitante físico e letal para os inexperientes), o frio, o vento da região, a inexistência de socorro e as pedras soltas e escorregadias do caminho seriam motivos mais do que suficientes para fazer muitos desistirem deste trajeto e escolher outro caminho: como o Paso de Jama, para quem vai da Argentina ao Deserto do Atacama, e o Paso Cristo Redentor, que liga a Argentina à capital chilena.
       Mas aí estava o encontro comum um dos objetivos da viagem que não é encontrado nos mapas e guias geográficos, mas que todo bom aventureiro procura: a adrenalina e o descobrimento dos seus próprios limites.
       Em Pucon , no Chile. nova parada para aproximação ao lado do vulcão Villarica, com 2.874 metros de altitude. É chamado pela população local de Rucapillan, que significa "casa do demônio".
       Próxima parada Puerto Varas, para conhecer outro famoso Vulcão Osorno. No entanto esta maravilha da natureza foi encoberta pela nuvem negra do vulcão Puyehue que estava ativo e ainda atrapalha inclusive muitos vôos para o Chile devido as suas cinzas.


       A demonstração de força feita pelo vulcão Puyehue não foram às únicas marcas das forças naturais. Em sua passagem pela cidade de Chaiten foi o momento de visualizar a destruição deste lugarejo, ocorrida em 2008 pela erupção do vulcão de mesmo nome.
       Como foi bem lembrado no blog de nosso companheiro de MOTO CLUB DE CAMPOS, o Chile ocupa o segundo lugar mundial em número de vulcões, perdendo apenas para a Indonésia. São cerca de 2000 vulcões sendo 500 potencialmente ativos. Apesar da ameaça os mesmo são também belezas naturais que além de respeitadas pela força são igualmente belos e imponentes.
       Os brasileiros estão em todo o mundo. Em terras estrangeiras (no Chile) foi marcante o encontro com quatro compatriotas. Eram caminhoneiros de Piracicaba (Thales, Lauri, Gonçalves e Fabrício) que transportavam salmão fresco. Troca de dicas, bom papo e admiração mútua da coragem de enfrentar as estradas em seus meios de condução para cumprimentos dos seus objetivos distintos.


       O prazer das viagens nas estradas está no contato com a natureza e nas pessoas que conhecemos pelo caminho. Foram vários encontros com pessoas de diversas nacionalidades nesta aventura (suíços, alemães, americanos, franceses). Mas o encontro mais providencial e solidário vivido pelo Paulo Victor foi ao lado de australianos que o auxiliaram durante uma tempestade de areia e poeira, entre Bajo Caracoles e El Chalten na Argentina. Eles estavam em um furgão e viram o Paulo parado sobre a moto tentando lutar contra o vento que o impedia de continuar a viagem e que também o forçava para jogá-lo ao chão. Graças a ajuda ofertada por eles, nosso integrante teve como sair da tempestade seguindo lentamente ao lado do veículo que escorava do vento patagônico por 85 quilômetros. No mesmo dia o Paulo ainda contou com apoio de motociclistas alemães que juntos o apoiaram por um trajeto sem a cobertura de postos de combustível.
       Na segunda metade da viagem a partir de El Calafate, na Argentina, nosso estradeiro solitário teve a ajuda e companhia de sua esposa Manuela. Em sua garupa seguiram então até o ponto extremo do continente americano e depois até Montevidéu, no Paraguai, de onde ela retornou para o Brasil para se re-encontrarem em Campos novamente.


       Com certeza esta é uma aventura que deve ser vista no detalhes e nas muitas fotos postadas pelo Paulo Victor e a Manuela em seu Blog: http://extremosul2011.blogspot.com/
       É mais uma façanha que fica para ser contatada na história dos motociclistas do MOTO CLUB DE CAMPOS.
       Ficam aqui registrados a admiração e o agradecimento a todos nossos motociclistas que nos presentearam, no ano de comemoração do 80º aniversário, com o feito de levar o nome e a marca do MOTO CLUB DE CAMPOS além das fronteiras do Brasil.

Fotos: Paulo Victor Schiammarella Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário