sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cheia do Rio Paraíba do Sul em Campos

          As chuvas que castigaram 87 cidades de Minas Gerais trouxeram também conseqüências para as cidades do Noroeste Fluminense. Os rios Pomba e Muriaé, afluentes do Paraíba, tiveram transbordamentos que afetaram as cidades e localidades que margeiam os leitos destes rios.
           Milhares de desabrigados foram atingidos na região. Em Campos a localidade de Três Vendas, ao lado da BR356 (Campos – Itaperuna), é a mais prejudicada com a cheia do rio Paraíba. A BR356 nesta localidade esta totalmente destruída pelo rompimento do dique.
           Conforme orientação do DNIT as alternativas para o trecho danificado da BR356 são:
- Sentido divisa Minas Gerais para Itaperuna em direção a Campos: o usuário deve seguir pela BR-356 até o entroncamento para Bom Jesus de Itabapoana, onde alcança a RJ 186 e chega a este município. De lá alcança a RJ 230 e segue até a BR 101, próximo à divisa RJ/ES.
-Sentido Campos à divisa com Minas Gerais: Segue pela BR 101 até a RJ 230 até Bom Jesus de Itabapoana, acessa a RJ 186 seguindo até o entroncamento com a BR 356.


           A cidade de Campos teve momentos de tensão até quarta-feira quando o nível do rio chegou a 11 metros de altura. A Ponte Barcelos Martins foi interditada para transito de pedestres, ciclistas e motociclistas.
       Outra conseqüência que foi sentida pela população foi o transbordamento de bueiros em ruas, principalmente no Centro, no Parque Prazeres e na Pecuária. As ruas ao redor da sede do MOTO CLUB DE CAMPOS, Visconde de Alvarenga e Quinze de Novembro, foram um dos pontos que tiveram estes alagamentos. A Defesa Civil colocou, de forma paliativa, sacos de areias sobre os bueiros e disponibilizou o atendimento com moto-bombas para drenagens das águas que acumulam em alguns trechos de ruas. O transito nesta semana não foi totalmente prejudicado nestes lugares.


            Na sede do MOTO CLUB DE CAMPOS foram tomadas medidas preventivas para preservação da mesma, com a retirada de itens das partes mais baixas do imóvel e a monitoração das conseqüências das cheias.
            Apesar do cenário assustador a Defesa Civil informou que o nível do rio Paraíba do Sul começou a baixar nesta quinta-feira (05/01) em Campos. A medição feita na manhã deste dia foi de 10,93 metros. Os rios Muriaé e Pomba também baixaram neste mesmo período.


          A Prefeitura de Campos abriu pontos de recolhimento de doações para as vítimas da enchente. Foram abertos dois locais para receber as doações. Um na Secretaria de Trabalho e Renda, localizado próximo ao Jardim São Benedito e outro na Secretaria de Assistência Social, em Guarus. Os produtos mais pedidos são os seguintes: materiais de limpeza e higiene, fraldas, alimentos, colchonetes e roupas.
        A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) também está recebendo donativos na sede da instituição, na Avenida Sete de Setembro, entre as ruas do Gás e a Marechal Floriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário