sexta-feira, 4 de julho de 2014

22º Bike Fest Tiradentes


Tão certo quanto intenso frio do último final de semana de Junho, é a realização de um dos mais clássicos, prestigiados e charmoso encontro de motociclistas do país: o Bike Fest deTiradentes (MG).
         Corriqueiramente temos integrantes do MOTO CLUB DE CAMPOS participando do evento nos últimos 15 anos, originalmente os harlistas. Esta foi a minha terceira participação (2001, 2010 e 2014), mas o evento me surpreende a cada edição, dado o profissionalismo dos organizadores e também os atrativos e encantos desta linda cidade Mineira.
         Não espere deste encontro algumas das tradicionais características dos eventos organizados pelo moto clubes, como: camping, churrasco 0800, café da manhã, hotéis com desconto para os motociclistas, shows acrobáticos, troféus e locais preparados para acolher a exposição das bandeiras dos clubes. Mas, apesar da “torcida de canto de boca” da turma mais tradicional para eventos sem estes atributos, o Bike Fest mais uma vez mostrou sua força, personalidade e atratividade. Mesmo acontecendo durante a Copa do Mundo no Brasil e com jogo da seleção Canarinho a apenas 190 quilômetros de Tiradentes.
 

          O Bike Fest tem um foco diferenciado e é realizado em um local privilegiado. Tiradentes é um patrimônio histórico nacional  e um dos centros culturais da arte barroca mais bem preservados do Brasil. Seus casarios tradicionais estão repletos de pontos de oferecimento de arte, cultura, artesanato e culinária que deslumbra a todos que visitam a cidade. Dar uma esticada durante o dia de evento até São João Del Rey (a 16 km) ou até a localidade de Bichinho (Lugarejo com lojas de artesanato a 5 km do centro de Tiradentes), é de praxe para alguns inquietos turistas e motociclistas que vão ao evento.
        O encontro surgiu a partir de uma reunião de amigos, amantes da Harley Davidson, promovido em 1992. Atualmente o evento tem cinco dias de duração e tem seu point de agito no centro histórico da cidade. Nesta área foram colocadas as barracas dos expositores e também duas imensas áreas cobertas para os shows e para os fabricantes das motocicletas. Alias as marcas expostas nos stands representavam com fidelidade a maioria dos modelos que ornavam as ruas do evento, motocicletas da categoria Premium. Todas as ruas do entorno possuíam bares e restaurantes lotados com os visitantes que curtiam o evento, o bom papo e o vai vem das pessoas e motocicletas, sob o acidentado piso colonial de Tiradentes. Um verdadeiro deleite para os admiradores do motociclismo.
 
 
         Ao lado do portal de boas vindas aos motociclistas, na via principal de acesso a centro da cidade, estava a exposição de moto antigas do acervo de Adriano Filgueiras. No belíssimo conjunto de motos raras estava uma lindíssima motocicleta da marca Belga FN, montada em 1909. A bela máquina que possuía side car, transmissão por eixo carda e um inusitado farol alimentado por carbureto.
        O Festival de jazz e blues, que rolou no encontro, reuniu nomes fortes do estilo, como: Hot Spot Blues Band, J. J. Jackson, banda The B-shoes, Igor Prado Band, Big Joe Manfra, banda Blue Drop Jazz Quartet, entre outros. Na área coberta das apresentações musicais havia venda de bebidas e comidas, estes últimos eram fornecidos por um caprichoso Buffet.
       No Sábado à tarde, após a apertada vitória da seleção Brasileira, pegamos o convite distribuído previamente aos clientes da loja Motostreet Racing e da fabricante de roupas esportivas Solo e fomos ouvir a palestra sobre “pilotagem preventiva” no majestoso ResortSantíssimo. O palestrante era o Leandro Mello, apresentador do programa televisivo Auto Esporte, colunista da Revista Duas Rodas e piloto profissional.
 
 
       O Domingo é o dia do grande êxodo de motociclistas que retornam para suas cidades. Mas o evento ainda destinava para o último dia de evento o “Trilhão de Tiradentes”. Nada mais apropriado para quase uma semana de festa motociclística.
       Para visualizar mais fotos do evento acesse o Facebook do MOTO CLUB DE CAMPOS (Clique aqui).

Um comentário: