quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Moto Club de Campos admirando as estrelas

No dia 16 de Agosto o Moto Club de Campos literalmente viu estrelas com o seu nublado. Não é brincadeira. Nesta noite de céu encoberto tivemos em nossa sede a apresentação do Clube de Astronomia Louis Cruls.
Mas o que o Moto Club de Campos tem a ver com a ciência da astronomia?  A resposta esta em seus novos associados.
A partir da festa de comemoração dos 81 anos da associação, realizada em Julho último, tivemos a adesão de novos integrantes. Entre eles estão Luiz Fernando Sodré e a Deise Santos, aos quais aqui externamos as boas vindas a nossa octogenária entidade.
O Luiz Fernando além de apaixonado pelas motocicletas e o estilo motociclístico, também nutre uma universal amor pela astronomia. Ele encabeçou o grupo de voluntários da escola de astronomia de Campos na noite de sexta-feira, no MOTO CLUB DE CAMPOS.
Esta iniciativa surgiu a partir de um bom bate papo e da oportunidade de se fazer a fusão destas paixões com a exposição de um planetário em nossa sede durante uma de nossas reuniões sociais.


O planetário itinerante pertence hoje ao Clube de Astronomia Louis Cruls, sediado em nossa cidade de Campos dos Goytacazes. O projeto deste equipamento foi idealizado pelos alunos de iniciação científica e teve o financiamento da FAPERJ para sua concretização. Atualmente este clube, além de agregar jovens estudiosos deste assunto, também promove aulas da matéria nas escolas públicas da região.
No dia 17 de Agosto a grande estrutura inflável em forma de igloo foi preparada no pátio do MOTO CLUB DE CAMPOS pelo Fernando juntamente com os amigos Hélio, Estefany, Walter e David. A curiosidade tomou conta de todos que lá estiveram, e, puderam visualizar no interior da cúpula plástica, nosso sistema solar em detalhes e com incríveis efeitos visuais proporcionados pelo programa de computador que externava por meio de um projetor esta realidade virtual. Na palestra, feita pelo Luiz Fernando, detalhou-se a constelação de nosso sistema e a história da mitologia que foi vinculada na nomeação dos muitos astros, planetas e conjunções de estrelas que orbitam nos céus. Simplesmente foi maravilhoso, muito elucidativo e imperdível.


Esperamos em breve fazer nova exposição no MOTO CLUB DE CAMPOS durante o mês de Outubro. E se você ainda não viu esta exposição não perca a próxima oportunidade.

O clube de Astronomia mantém uma página da entidade no Facebook, mas também pode ser contatada por meio do e-mail: luisfernandosodre@gmail.com

2 comentários: