segunda-feira, 30 de setembro de 2013

8º Encontro de Motociclistas de São Fidelis

        Por vezes, nós do MOTO CLUB DE CAMPOS, vivenciamos a difícil situação de explicar o porque da cidade que sedia o mais antigo moto clube em atividade no Brasil ainda não ter um contínuo encontro de motociclistas. Já tivemos apoio municipal para estes eventos até dez anos atrás. Estamos desde então enfrentando um grande hiato pela falta de apoio para esta magnitude de evento, tanto público quanto privado.
     Atualmente infelizmente também testemunhamos em nossa região algumas outras ocorrências de lapsos de apoio público para promoção de encontros de motociclistas. Eventos de reconhecido sucesso e também com forte presença de moto turistas estão sendo suspensos e ameaçados por falta de recursos.
       Podem até se pensar que os custos de um evento deste estejam excessivamente inflacionados. Talvez, mas a regra não pode ser generalizada, há de observar caso a caso. Nossa querida cidade vizinha de São Fidélis é uma destes que deve ser cuidadosamente observado.
           Há poucas semanas a comunidade motociclista, amiga de Bigode do Moto Grupo de São Fidélis, foi surpreendida pela ameaça de não realização da oitava edição do encontro motociclístico da Cidade Poema. A Prefeitura Municipal justificou dificuldades para atendimento a totalidade de recursos solicitados pela organização. A consequente má noticia divulgada na mídia Fidelense e nos encontros precedente espalhou uma grande onda de insatisfação, mas também uma das mais belas reações de fraternidade e força dos moto clubes.


                Encorajado, apoiado e motivado pelos muitos amigos motociclistas da região foi iniciado grande empreitada de curto prazo. Foi costurado um inédito acordo público e privado onde se verificou o montante participativo da Prefeitura e levantado o que faltaria a ser arrecadado e disponibilizado para que o evento fosse enfim continuado. Muitos moto associações e motociclistas, sensibilizados com a situação, fizeram doações em dinheiro, serviços e atrações musicais. O resultado foi um encontro com nada menos do que nove bandas. Heroicamente tocado com a imensa aliança fraternal dos moto clubes, moto grupos e motociclistas, o  8º encontro de motociclistas de São Fidélis foi realizado ente os dia 27 e 29 de Setembro de 2013. A confraternização novamente atraiu muitos visitantes e foi mais um grande sucesso.
        Casos de parcerias, determinação e solidariedade a parte, todos temos a expectativa de que este, e os demais encontros de motociclistas que se encontram em crise de continuidade, possam ser retomados com força, pois todos (munícipes, governantes, hoteleiros, comerciantes e motociclistas) perdemos com a extinção de eventos catalizadores de turistas, promovedores de cultura e geradores de renda como os atuais Encontros de Motociclistas.
        A finalização deste fim de semana emblemático, no entanto teve o triste registro da perda de três companheiros motociclistas que estavam em São Fidélis para prestigiar a manutenção do encontro da Cidade Poema: João Grandão, Amarildo e José Luiz. Estes amigos, ao fim do evento, nos deixaram para seguirem pelo caminho definido por Deus.


Fotos: Renato Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário