domingo, 13 de novembro de 2016

Três Guianas - Expedição Amazônia

        Em 23 de outubro de 2016 mais um magnifico feito de integrantes do MOTO CLUB DE CAMPOS se concretizou. E mais uma vez teve a chancela da dupla Marcos Pires e Sérgio Cortes. 
    Os protagonistas das aventuras - Expedição 5 fronteiras (2007), Expedição Amazonas-Caribe (2009), Travessia das três Américas (2011) e Sobre duas rodas até o fim do mundo (2013) - estavam ainda, por assim dizer, "insatisfeitos" por não terem ainda completados, em percurso sobre duas rodas, todos os países continentais da América do Sul. Faltava justamente os países compostos pelaGuiana (antiga Guiana Inglesa), Guiana Francesa e Suriname (antiga Guiana Holandesa). 
    O termo Guiana significa "terra de muitas águas" em língua indígena Aruaque, e para fazer jus predição, o percurso teve 4 travessias de balsa, 1 de canoa e 2 viagens de navio pelos rios da Amazônia. 
    As motos foram levadas antecipadamente para Macapá devido a inexistência de estradas. No trajeto cortaram linha do Equador, passaram pelo Oiapoque, para enfim cruzar as fronteiras internacionais. 


    Para odisseia escolheram como montarias uma Honda Tornado 250 e uma Sahara, magrelas que facilitariam transpor os trechos de estrada de chão e de barco pela Amazônia. Precisavam de motos leves e ágeis. Pena que a leveza delas sofressem tanto com o peso dos usuários, das bagagensos intermináveis buracos e tiveram ao final da viagemcomo consequências, os quadros quebrados. 
  Mas o que é uma viagem sem os perrengues que, por vezes, marcam mais que o pontos turísticos visitadosEles tiveram falta de combustível, o "sumiçoda carteira internacional do Marcos, a forçada adaptação a "mão inglesa" em trecho a noite e sem acostamento e ainda a penúria de pernoitar em um quarto tipo "dois por dois" de madeira, sem ventilador e acompanhados de milhares de mosquitos. 
       Foram três quedas, dezenas de derrapadas, atoleiros de areia que não acabavam nunca, descidas fortes com saibro solto, pontes de madeira com taboas soltas, panelas de lama, costelas, etc. Não faltou nada no "pacote turístico aventura plus".


      Foram 31 dias e cerca 8.000 km percorridos, dos quais mais de 750 em estradas de chão. 
Ao fim, fazendo uma auto analise se eles estavam enfim satisfeitos eles responderam: 
        "Claro que SIM!!!" 
  Mas, como já estão com saudades das  estradas, já marcaram para o início de 2017 fazerem novamente Travessia das três Américas . Só que agora em sentido inverso. 
         E aqui terminamos mais um episódio da categoria"Não adianta explicar, você não iria entender."

Um comentário:

  1. Quer participar de grupos de viagens sensacionais pelo Brasil e pelo mundo? Compre a Moto perfeita!

    ResponderExcluir