segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O carnaval na história do Moto Club de Campos

Estamos sob o reinado do Momo. No último fim de semana saíram nas ruas de diversas cidades do país vários blocos carnavalescos que prenunciavam o começo do mais longo e agitado feriado brasileiro, o carnaval.
E que é que nosso singelo blog de notícias sobre moto turismos e moto clube tem a ver com carnaval? Bom, hoje bem provável que nada. Mas na história de muitos moto clubes no início do século passado tinha tudo a ver.
É algo impensado hoje para a maioria destas associações a participação nas festividades carnavalesca. Porém comum no início do século passado no Brasil.
Mas como era essa relação, já que atualmente temos, principalmente nas associações do sul e sudeste do Brasil, uma forte influencia do rock e do blues?
O carnaval no início do século passado tinha ainda o de mais tradicional: batalhas de confetes, muitas fantasias de palhaço, colombina, arlequim.
A fase áurea do carnaval campista foi entre 1920 e 1950. As festas na cidade eram fartas de alegria, mas com as saudosas e históricas rivalidades entre tradicionais clubes carnavalescos campistas.
“As letras eram curtas e as marchinhas predominavam sobre os sambas,...” - Como bem descreve Hervé Salgado em seu livro “Na Taba dos Goytacazes”.
A festa começava nas manhãs de domingo com o desfile dos blocos esportivos: Goytacaz, Americano, do Clube de Regatas Rio Branco entre outros. À tarde os corsos faziam a imponência desta época. Aí entrava a participação de nossa associação.
Em seu primeiro carnaval, em fevereiro de 1933, foi organizada uma motoceata para o domingo na qual cada associado deveria estar uniformizado representando uma entidade esportiva ou carnavalesca da cidade de Campos. Dentre as associações homenageadas estavam às seguintes: Goytacaz Futebol Clube, Saldanha da Gama, Rio Branco, Americano Futebol Clube, Indianos, etc.


Os associados do Moto Club de Campos e seus familiares reuniam-se às 6 da manhã para concentração, com o cortejo motociclístico previsto para as 8 horas. A saída do cortejo era da sede provisória do Club e percorria as ruas da cidade e retornando ao local inicial.
No Carnaval de 1934, por sugestão de Luiz Falcão, foi organizado um “casamento carnavalesco”. Nos moldes já feitos anteriormente pelo Moto Club do Brasil e em outras entidades carnavalescas. Este inocente e familiar cortejo teria: comissão de frente formada por bicicletas, seguidas de motocicletas dos associados conduzindo os “noivos” e dama de honra. Fechando o mesmo haveria outras motocicletas enfeitadas com as cores do Moto Club de Campos: azul, branco e preto. Não houve nos anos seguintes registros de novas realizações similares.
         Em fevereiro de 1938 a nossa associação recebeu um ofício do Bloco dos Enxutos para participar de uma batalha de confetes. Os animados integrantes da agremiação então abriam esta famosa e alegre batalha da época.
A participação da associação em posterior evento carnavalesco, com registro em ata, só aparece novamente 1967.  Desta vez como batedores para o desfile da Rainha do Carnaval. A solicitação atendia ao pedido do chefe de transito do município.
Um ótimo e alegre carnaval para todos com muita responsabilidade. Nós também vamos cair na folia e voltaremos com mais informações a partir da quarta-feira de cinzas (22/02/2012).

Um comentário:

  1. Caracas Fábio! Muito interessante esta fase do Moto Club.
    Parabéns pela pesquisa.

    Excelente carnaval para vc e familia.

    ResponderExcluir