sábado, 31 de março de 2012

Moto Club de Campos nos 177 anos de Campos

Em Carta de Lei assinada em 28 de Março de 1835 pelo presidente da província do Rio de Janeiro Joaquim José Rodrigues Torres foi elevada a condição de cidade as seguintes vilas: Vila Real da Praia Grande, com o nome de cidade de Nictheroy; Vila de Sam Salvador dos Campos, com o nome de “Cidade de Campos dos Goytacazes”; e Vila da Ilha Grande, com o nome de Cidade de Angra dos Reis.
Na cidade de Campos dos Goytacazes a notícia foi festejada na época com três dias de festas, cavalhada, baile de mascarados e procissão religiosa. Nesta semana, 177 anos depois, esta importante data ainda é comemorada, desta vez com inaugurações municipais e desfile cívico, ao qual o MOTO CLUB DE CAMPOS participou. 


O presidente do Moto Club, Luiz “Izinho” dos Santos, participou da reunião de organização do evento realizada pela Prefeitura de Campos, já a partir do dia 19 de Março, junto com os representantes de secretarias, órgãos do governo e entidades civis.
Em declaração ao site de notícias da Prefeitura Izinho justificou: “Nós resolvemos participar do desfile deste ano, por ser um desfile cívico e nosso clube não poderia deixar de dar a contribuição, quando completa 80 anos. Nós sempre participamos de eventos como a Prova Ciclística de São Salvador e o Desfile de Sete de Setembro e vamos nos integrar a mais um evento importante da cidade de Campos”.


A participação da associação motociclística, foi para prefeitura uma das novidades deste ano do desfile cívico de aniversário da cidade, pois devido a data ser apenas ponto facultativo municipal participaria, a princípio, apenas entidades ligadas a administração, fundações e militares.
O desfile, que teve horário alterado algumas vezes, foi realizado na noite do dia 28 de março e marcou a inauguração oficial do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
O Cepop foi construído com a estrutura necessária para a realização de grandes manifestações artísticas e eventos culturais, como carnaval, shows e desfiles cívicos. Era uma necessidade da cidade que tinha carência de locais públicos que absorvessem eventos de grande magnitude e propiciassem conforto e segurança para os expectadores.


A localização é privilegiada (Avenida Alberto Lamego ao lado da rodovia de acesso a São João da Barra), próximo ao centro da cidade, com fácil acesso, estacionamento para 520 veículos e transporte público constante. Tem capacidade para receber um público de 40 mil pessoas, arquibancadas com capacidade para 15 mil pessoas sentadas, camarins, banheiros, subestação de energia, estação de tratamento de esgoto, castelo d’água e um super palco com 30 metros de diâmetro e 13 de altura, considerado o maior palco fixo público da América Latina. A obra é de dimensão impressionante e não deixou de lado detalhes importantes para o público esperado como: construção dentro das normas de acessibilidade, centro médico, segurança interna com câmeras de monitoramento, sinal de internet Wi-Fi, além de toda a estrutura de tecnologia, como catracas.
Mas infelizmente o tempo não ajudou e na noite de quarta-feira, durante o horário dos desfiles, o céu veio abaixo com muita chuva e relâmpagos. O que seria motivo para muitos não saírem de casa foi simplesmente ignorado pelos membros do MOTO CLUB DE CAMPOS que foram cumprir o acordado com os organizadores do evento. Além dos associados, familiares também foram apoiar a missão assumida e o reconhecimento foi revelado no desfile pelas autoridades e convidados que estavam nos camarotes e nas arquibancadas do Cepop.


A garra e o senso de responsabilidade dos associados foram fortemente reconhecidos dentro e fora da associação e demonstra mais uma vez que nossos 80 anos foram construídos com empatia para colaborar pelo bem da coletividade. A todos os participantes nosso MUITO OBRIGADO!!!

Fontes: Livro “Na Taba dos Goytacazes” de Hervê Salgado Rodrigues, Imprensa Oficial
               Site: Portal da Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Fotos: Ricardo Cabral Lima
Portal da Prefeitura de Campos dos Goytacazes - http://www.campos.rj.gov.br
Jonatas Manhães
Leonardo Berenger

terça-feira, 27 de março de 2012

Moto Club de Campos no 17º Ostracycle 2012

Tão certo quanto a instabilidade climática típica do fim do verão é a expectativa que cerca um dos mais esperados encontro de motociclistas do Rio de Janeiro: o Ostracycle de Rio das Ostras. O 17º evento aconteceu entre os dias 22 e 25 de Março.
Somos suspeitos nos elogios a esta festa, afinal de contas um dos grupos responsáveis pela organização é afilhado do MOTO CLUB DE CAMPOS, o Jaguar do Asfalto. É bom lembrar que é nosso primeiro e único afilhado. Mas temos convicção de que os gracejos a esta festa é da maioria que vem ao Ostracycle, pois a cada ano chegam mais motociclistas para curtir o evento.


A preocupação dos organizadores em fazer um evento voltado para os motociclistas é totalmente revelada desde a entrada na cidade onde os portais instalados nas rodovias de acesso anunciam que naquele período os motociclistas são os protagonistas do Ostracycle.
Desde a sua primeira edição a festa é realizada na praia, local de forte valorização imobiliária e que, geralmente em outras cidades, tende a coibir estes tipos de evento em nome do conforto e da paz de seus moradores. Mas em Rio das Ostras se mantém a tradição em consideração ao que é mais óbvio: dar ao turista, visitante e também ao motociclista o que Rio das Ostras tem de melhor: belezas naturais das praias e o forte empenho do turismo.


O local disponibilizado ocupou as duas pistas da Avenida Governador Roberto Silveira e mais dois quarteirões da orla da Costa Azul. Os acessos para avenida pelas ruas transversais são fisicamente obstruídos e controlados pela guarda municipal para que não haja entrada de carros no evento. O camping teve além da praça de alimentação e lojas do gênero o palco principal. Alias foram três palcos ao todo, os outros eram na sede do Jaguar e o tradicional palco no fim da avenida junto à praia. Na avenida havia stand climatizado para atendimento médico, cadastro dos moto clubes visitantes , guarda municipal e Secretárias Municipais.
Durante os quatro dias de evento foram vinte e seis apresentações de bandas de rock que faziam a trilha sonora do evento junto com a rádio Ostracycle. No sábado houve o tradicional churrasco aos motociclistas, bem como o café da manhã aos acampados durante todos os dias da festa. 


 Programação Musical que agitou o 17º Ostracycle:
Palco na Av. Governador Roberto Silveira
Quinta-feira
20h – Banda Hotel Brasília
22h – Banda Route 69
Sexta-feira
19h – Renato Rio Blues
21h – Banda Marte Ataca
23h – Banda Titânia
Sábado
17h – Banda Little Rock
19h – Banda Senhor X
22h – Banda Analfa
00h – Banda Eclipse

Palco no Camping
Quinta-feira
20h – Banda PDA
22h – Banda Caravelas
Sexta-feira
19h – Banda Black Night
21h – Banda Rock 4Ever
23h – Banda Cilindrada
Sábado
17h – Banda Primícia
19h – Banda Made in Rock
21h – Banda Sanctuarium
23h – Banda Faixa Etária
Domingo
16h – Banda Rulem Core
18h – Banda The Guinners

Sede do Jaguar do Asfalto Moto Clube  na Av. Gov. Roberto Silveira
Sexta-feira
19h – Banda Prego no Limão
21h – Banda Arizona
Sábado
12h – Banda Red Stone
14h – Banda The Riders
19h – Banda Whoopee
21h – Banda Credenciados


E como bem diz a propaganda do próximo encontro de Rio das Ostras:
“Em 2013, vamos nos reencontrar para festejar a maioridade do evento e a paixão pela vida em duas rodas – 18º Ostracycle 2013”
Parabéns Ostradeiros e Jaguar do Asafalto por mais este belíssimo encontro. Com certeza em 2013 estaremos aí novamente.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Eventos e Encontros no Rio de Janeiro – Abril 2012

Não Percam ainda em Março de 2012



EVENTO
LOCAL
PERÍODO
7º ANIVERSÁRIO DO ROAD KINGS MC
Niterói - RJ
01
8º Motorcycle Rio das Flôres
Rio das Flores - RJ
13 à 15
7° ANIVERSARIO DE EU,GATA E CÃO FIEL
Macaé - RJ
14
7º Aniversario Tamoio MC
Rio de Janeiro - RJ
15
5º PRAIA MOTOFEST
Arraial do Cabo - RJ
20 à 22
9° Encontro Nacional de Motociclistas
Paracambi
 20 à 22
4º Aniversário do Kadoshi MC
Xerém, Duque de Caxias - RJ
21
16º ANIVERSÁRIO MC LIVRES PARA VOAR
Petrópolis - RJ
21
10º GANG DO ÓLEO M.C
Rio de Janeiro – RJ
23
15º Encontro Nacional De Motociclistas
Paraíba Do Sul - RJ
27 à 29
3º Motofest Cambuci
Cambuci - RJ
27 à 29
16º ANIVERSÁRIO PAPA LÉGUAS MC
Nilópolis - RJ
27 à 29
7º ANIVERSÁRIO ÁGUIA DOURADA MOTO GRUPO
Rio de Janeiro - RJ
29


Para acessar outros eventos pelo Brasil:

Para acessar hospedagens pelo Brasil:
            Aonde Fica: http://www.aondefica.com/

quinta-feira, 15 de março de 2012

Moto Club de Campos no Prado Moto Rock 2012

Dizem que no Brasil o ano efetivamente só começa depois do Carnaval, e o Carnaval tem na Bahia um das suas principais representações. Coincidência ou não, após este longo feriado de festas, é na Bahia que inicia também nossa maratona de grandes encontros de motociclistas do Brasil. Foi em Prado, extremo sul da Bahia que aconteceu o Moto Rock 2012. O evento novamente estremeceu esta cidade de apenas 27.612 habitantes entre os dias 07 a 11 de março.
Para lá seguiram integrantes do MOTO CLUB DE CAMPOS que percorreram mais de 680 quilômetros para curtir um dos eventos mais prestigiados pelas várias associações de motociclistas e também para usufruir da infra-estrutura turística da região. No litoral tem falésias de tons variados e rara beleza que se intercalam com planícies, praias mansas, piscinas naturais e coqueirais em seus 84 quilômetros de litoral.


Marcos Pires, membro do moto club de campos, ressalta a característica deste evento em um local com grande número de pontos turísticos: “durante o dia o evento fica completamente deserto.   Todos saem para passear e conhecer as praias vizinhas com preferência para  Curumuchativa, Praia da Paixão e Tororão, onde uma queda de água doce cai de uma falésia".  Só estas belezas já seriam mais do razão suficiente para pegar a estrada com as motos, mas durante o Moto Rock a cidade oferece muito mais.


A AMO Bahia, Rota BA 001, Constituintes e Desbravadores Moto Clube organizaram a estrutura para o evento em conjunto com a Prefeitura e Associação de restaurantes e hoteleiros do município.
Esta parceria entre as associações e o poder público era percebida nos preços negociados com os hotéis conveniados. Mas os bons preços foram sentidos também nos restaurantes, “frutos do mar a preço de "banana".... dá para comer lagosta e camarão sem culpa” destacou nosso correspondente.


A festa contou com recepção calorosa dos organizadores, exposição de motos e triciclos exóticos e muitos motociclistas. Entre as atrações musicais estavam: Banda Caravellas, BR 116, Alcholica, Drenna Rock, No Name e Cachorro Magro.
        Os membros do MOTO CLUB DE CAMPOS agradecem a bela acolhida e já estão preparando o retorno para 2013. Até lá.

Fotos: Marcos Pires

sábado, 10 de março de 2012

Descobrindo a História do Moto Club de Campos - 2


Em agosto do ano passado (2010) registramos aqui em nosso blog a grata alegria de recuperarmos parte de nossa história com fotos e documentos referentes a Sebastião Gomes Tavares, um dos fundadores do MOTO CLUB DE CAMPOS (Clique Aqui e veja a matéria).


Agora estamos dando continuidade a este resgate com mais documentos e fotos cedidas a nossa associação por familiares de nossos antigos associados. Desta vez são de Antônio Gomes Tavares, outro pioneiro do MOTO CLUB DE CAMPOS.


Novamente os fatos se repetem. Nosso amigo Afonso Tavares, filho do Sebastião G. Tavares e sobrinho do Antônio G. Tavares, nos presenteia com um novo registro fotográfico que faltava para completar a nossa galeria dos fundadores do MOTO CLUB DE CAMPOS. Não foi tarefa fácil, pois o seu empenho em nos ajudar a completar nossa história fez com que buscasse o envolvimento de toda família até encontrar o documento cedido a nós.




Nossa associação foi fundada em 24 de julho de 1932 por sete pessoas: Anthero Azevedo, Luiz de Lima Falcão, Antenor Barros Pereira, João Antônio da Silva Tinoco, Fidélis Duarte Florindo, Antônio Gomes Tavares e Sebastião Gomes Tavares. Os dois últimos pioneiros mencionados eram irmãos e também eram os únicos dos quais ainda não tínhamos fotos ou conseguido contatos com familiares.


Apesar de possuirmos todos os livros de atas e documentos que ajudam a contar nossos 80 anos de existência, ainda precisamos muito da ajuda dos familiares e antigos integrantes para enriquecermos nossa busca pela história do moto turismo no Brasil. Se alguém tiver documentos, objetos e fotos sobre nossa associação pedimos que nos contatem: motoclube.decampos@gmail.com

        Enfim agradecemos a imensa colaboração de Afonso e Lucia Tavares, que gentilmente nos forneceram estes subsídios para contarmos um pouco mais sobre a história da associação que o pai e tio ajudaram a criar. Muito Obrigado.

sábado, 3 de março de 2012

O retorno das atrações musicais de sexta-feira


Na noite do dia 3 de março foi reaberta a sede do MOTO CLUB DE CAMPOS para as atrações de musicais de 2012. Foi a oportunidade de reencontrar os amigos após o recesso das férias de veraneio de nossa região.

 
Estiveram presentes os associados e amigos dos moto clubes de nossa cidade para esta confraternização que já é tradição. Obrigado a todos que nos prestigiaram.
A trilha sonora foi ao som de sucessos dos anos 80 e 90 cantadas por Wallace e Banda, que mais uma vez deu o toque especial de nossa sexta musical.


Para você que não esteve no evento ou que ainda não nos visitou anote em sua agenda para não esquecer: Toda primeira sexta-feira de cada mês tem musica ao vivo no MOTO CLUB DE CAMPOS. Muitos amigos, ótimos pratos e amplo estacionamento para se sentir bem e curtir o típico estilo dos amantes em duas rodas.
Para ficar por dentro de nossos eventos você pode nos escrever para incluir na lista de distribuição de comunicados clicando aqui ou nos enviando um e-mail para motoclube.decampos@gmail.com.


Em nosso site oficial (motoclubdecampos.com.br) você encontra na página inicial ou na de eventos a publicação de nossas atrações e festas.
Não fique fora desta.